A Nine Feet é mais que uma empresa. É um time! Uma equipe que trabalha unida na busca de aperfeiçoar o que mais gosta de fazer: pilotar drones ao encontro de soluções inovadoras para os mais variados tipos de negócio.  Nós não paramos! Temos centenas de horas de voo com este tipo de equipamento. Se quiser nos achar é muito fácil, basta virar seus olhos para o céu.

1826: Você sabia que esse é o ano da primeira fotografia reconhecida?

13.02.2020

Em 1826 o francês Joseph Nicéphore Niépce fez a primeira fotografia, mas afinal, o que é fotografia? A palavra Fotografia vem do grego [fós] ("luz"), e [grafis] ("estilo", "pincel") ou grafê, e significa "desenhar com luz e contraste".  

Quer aprender sobre drones? Conheça os cursos da Nine.

Use o formulário abaixo para que nossa equipe possa sanar suas dúvidas sobre nossos cursos.

Isso mesmo!
Em 1826 o francês Joseph Nicéphore Niépce fez a primeira fotografia, mas afinal, o que é fotografia?
A palavra Fotografia vem do grego [fós] ("luz"), e [grafis] ("estilo", "pincel") ou grafê, e significa "desenhar com luz e contraste".
É como eu sempre digo, fotografia é luz.
É a arte de capturar, prender, a luz em um momento único.
Nos primórdios, a química dos filmes era a responsável por isso, juntamente com a física e, depois, mais um pouquinho de química para revelar as nossas imagens. 

Atualmente o processo é, digamos, um “pouco” mais rápido, graças aos sensores digitais. Primeiro porque você provavelmente tem neste momento um celular no seu bolso, ou até mesmo está lendo esse artigo em um celular! Se você quiser tirar uma foto, basta ativá-lo, apontar seu celular para o objeto a ser fotografado e TCHARAM! Está pronta a foto!

Mas e se eu lhe disser que você não fotografou? Calma, calma, já te explico! 
Você, caro leitor, provavelmente achou estranho eu ter mencionado física e química no início deste artigo, mas sim, elas estão sempre com nós na fotografia e agora você vai entender o porque...
Nós podemos enxergar um objeto por conta da refração da luz, que encontra um corpo (objeto) e é refletida em nosso globo ocular.

Bonito né? Não entendeu? Tudo bem, lhe disse isso para poder lhe explicar que é possível entendermos a luz como um vetor: ela tem um sentido, uma direção e uma intensidade. 

Dito isso, agora é a hora de eu lhe explicar algo que vai lhe acompanhar para sempre na fotografia: seus três pilares fundamentais.
Sensibilidade, velocidade e abertura.

  • Sensibilidade nada mais é do que a capacidade de um determinado sensor, ou filme, tem de receber a luz. Ela é o temido ISO!
  • Velocidade é o tempo que o sensor ficará exposto à luz. É sempre representada por uma fração de segundo, 1/alguma coisa. Quanto maior esse divisor menos tempo o sensor ficará exposto à luz.
  • Abertura. Você já se perguntou o porque que quando você apaga a luz do seu quarto você não enxerga nada e pouco tempo depois você passa a enxergar um pouco? Então, é a abertura do seu olho mudando! Sua pupila fecha com muita luz, para evitar a entrada de luz mesmo, e se expande em baixa luz. Na fotografia é o mesmo, porém controlado pelo diafragma da lente de sua câmera! A abertura é representada pela letra “f” e seu numero é inversamente proporcional a quantidade de luz que passa pela lente. ex: f 2.8 é muito mais “aberto” que f 8.


Seu celular e, tirando as analogicas, todas as câmeras do mercado, tem a opção de fazer tudo isso por você. Ela calcula o ISO, a velocidade e a abertura, tudo em uma pequena fração de segundo e te entrega uma foto.
Mas você não fotografou. Se fosse simples assim eu já teria morrido de fome, uma vez que a minha renda depende de fotografar pessoas. 

Fotografia é cor, é contraste, é sensibilidade (do fotógrafo e do fotografado).
Ao fotografar você compõe usando tudo aquilo que está a seu favor e contra também. Isso é fotografar! 
Nos próximos artigos espero poder te ajudar com os três pilares, composição e tudo mais que nos cerca nesse mundo da fotografia!

 

Veja Também

A Nine Feet
13.02.2020

A Nine Feet é mais que uma empresa. É um time!
Uma equipe que trabalha unida na busca de aperfeiçoar o que mais gosta de fazer: pilotar drones ao encontro de soluções inovadoras para os mais variados tipos de negócio.
Nós não paramos! Temos centenas de horas de voo com este tipo de equipamento. Se quiser nos achar é muito fácil, basta virar seus olhos para o céu.

Leia Mais

Nossos Parceiros

Receba nossas novidades!

Cadastre-se em nossa newsletter.

Digite seu endereço de e-mail